Cuidar das Finanças Pessoais não é nada novo. É de grande responsabilidade manter os gastos pessoais no saldo positivo, ao olhar para o orçamento objetivamente você consegue fazer um planejamento que melhor se adequa a sua realidade, fazendo isso você poderá adquirir o que deseja de um jeito mais rápido sem prejudicar o lado financeiro.
Com pequenas atitudes ao longo do tempo, sua vida financeira fica completamente diferente. Isso requer muita disciplina, sei que é difícil, mas visando os benefícios que isso pode trazer você perceberá que deveria ter começado bem antes.
Para te ajudar nisso, elaborei 5 Passos Essenciais para Melhorar Suas Finanças Pessoais que vão contribuir para que a você tenha uma vida financeira mais saudável.
1 – Avalie sua situação Financeira atual
Comece fazendo uma análise sobre seus gastos e ganhos, verifique se seu saldo está positivo. Faça uma lista de suas despesas detalhando item por item, se você usou cartão de crédito, PIX ou até dinheiro em espécie. Este é o momento de ter autorrespeito, ser claro e franco nessas horas, avalie se todas as despesas são realmente necessárias, dependendo do que for, pode ser viável cancelar.
2 – Estabeleça Metas Financeiras Realistas
Planejar metas requer esforço, não será um ou dois meses que você conseguirá resultados, mas se você seguir à risca, logo, alcançará seus objetivos. Trace no começo metas simples, como gastar menos no mercado, sair menos vezes aos finais de semana, parece que não surti muito efeito, mas não se engane, com pequenos passos sua situação financeira ficará melhor.
Uma das metas mais escolhidas a longo prazo é viagens. Planeje viajar a lugares que você sonha em conhecer, independente da distância. Todo lugar é alcançável, nada incentiva melhor do que economizar para uma meta a longo prazo, a viagem dos sonhos!
3 – Crie um orçamento detalhado
Separar seus gastos por categoria é uma boa forma de detalhar suas finanças pessoais, compras parceladas no cartão, contas à vista, e até contas que repetem o mesmo valor mensal é um jeito de detalhar as despesas. Tem também a separação por blocos como gastos essenciais e gastos supérfluos.
Gastos essenciais são despesas que você não consegue fugir: aluguel, conta de energia, conta de água…
Gastos supérfluos são despesas que você tem opção: restaurantes, presentes, serviços de streaming…
Se houver um planejamento profundo, dá até para economizar nos dois tipos de gastos sem diminuir o conforto ou até mesmo sem deixar de sair no fim de semana.
Talvez você encontre um aluguel mais barato para morar. Sair no fim de semana chamando um carro por aplicativo ocasionalmente sai mais barato do que tirar o carro da garagem todo sábado. Será que você precisa mesmo de dois serviços de streaming?
4 – Reduza as Dívidas e Evite Novas
Ter dividas é algo complicado, reduzir elas não são tarefas fáceis, mas com disciplina tudo é possível. Antes de tudo, programe seus pagamentos, não faça compras sem necessidade, faça uma avaliação em tudo que deseja adquirir, você acabará percebendo que não precisa de comprar tudo que almeja.
Se você tem dívidas com o banco, negocie as taxas de juros. Se acaso não conseguir pagar a fatura total do cartão, pague o máximo possível, logicamente mais do que o mínimo, para evitar que seu nome fique negativado.
Evite usar cartões, muitas pessoas confundem o limite do cartão como extensão do salário. O não acompanhamento da fatura do cartão pode te surpreender no fim do mês, é de total responsabilidade sua os gastos do seu cartão.
Não adianta terceirizar a culpa a pessoas ou promoções, fazendo um bom uso de cartões você consegue realizar feitos que nem imaginava. Ter hábitos de consumo consciente te proporciona uma vida mais tranquila e feliz.
5 – Construa uma Reserva Financeira
Quem nunca foi surpreendido com uma emergência? Celular estragando inesperadamente, você do nada fica doente, até mesmo demissão surpresa. Imagina isso tudo ao mesmo tempo. É muito importante você estar a frente de qualquer imprevisto, afinal, ele sempre vem nas piores horas. Muitos dizem que fazer uma boa reserva financeira é ter guardado 3 meses de salário, assim, você se prepara para qualquer contratempo.
O dinheiro que você conseguir economizar pode ser útil em momentos de emergência, nessa hora vale qualquer quantia, todo centavo conta. Lembra da meta de viagem? Você pode traçar também uma meta de reserva financeira.
Faça um pequeno exercício, todo dinheiro que sobrar no fim do mês você coloca na reserva de emergência. Assim, além de economizar, você se prepara para os imprevistos.
Esses foram os 5 Passos Essenciais para Melhorar Suas Finanças Pessoais. Não adianta gastar toda sua renda mensal como se não houvesse o amanhã, pois o amanhã acaba chegando e se por ventura você precisar desembolsar uma quantia, não haverá a quem recorrer. Lembre-se: você é responsável pela sua vida financeira.
Coloque em prática os 5 passos que acabou de ler e te sugiro a continuar nessa estratégia, sempre busque conhecimento na área financeira, existem diversos aplicativos, sites e até canais de finanças que podem te ajudar a prosperar nessa área tão importante.
Te convido também a conhecer meu ebook: Como ter um controle financeiro mais eficaz, usando Planilha!
Gostou desse Post? Leia este, onde falo sobre Fundos Imobiliários.