Ecologia é o estudo da relação entre os seres vivos e ao ambiente em que vivem.
Existe uma preocupação mundial com o derretimento das geleiras e ao aumento do nível do mar, provocado pelo aquecimento global. Os ecossistemas têm sofrido grande impacto com a extinção de diversas espécies de animais e plantas. Considerando também a desertificação e o aumento de furacões e tempestades que contribuem para o enfraquecimento da ecologia.
O que é Ecologia?
É a junção de duas palavras gregas “Oikos” (Casa) e “Logos” (Estudo). Uma análise detalhada entre os seres vivos e o ambiente que habitam. Este termo foi criado pelo Zoólogo Ernst Haeckel.
É uma área da Biologia muito vasta, por causa disso é necessário incluir nos estudos alguns conceitos usados em outros campos: Evolução, Fisiologia, Anatomia e genética diretamente da Biologia e outras disciplinas como: Geografia, Física, História e até Matemática.
Importância da Ecologia
Existem vários níveis de organização que auxiliam na compreensão das relações dos seres vivos com os ambientes. Primeiramente é analisado a composição do Indivíduo: Átomo, Molécula, Organela, Célula, Tecido, Órgão, Sistema e Organismo. Depois a composição da interação entre indivíduos: População, Comunidade, Ecossistemas e Biosfera.
A ecologia é subdividida em duas partes: Autoecologia e Sinecologia. Na Autoecologia é estudado o individuo ou uma determinada espécie. Na Sinecologia é estudado a comunidade em geral, analisando os diferentes organismos e a ligação entre eles.
Exemplo de Autoecologia: Uma espécie de inseto pode ser estudada para avaliar os aspectos que envolve o clima, a temperatura e o ambiente em que vive e como ele se comporta com as alterações.
Principais Problemas Ambientais
Os recursos naturais são finitos, se nosso consumo continuar sendo a mais do que a regeneração natural desses recursos, corremos o sério risco de ficarmos sem.
O desmatamento se inicia quando os ser humano precisa de um espaço para produção e urbanização. Os principais motivos são:
- Pecuária: Para criar pastos, além de produzirem dejetos que contaminam as terras e as águas.
- Agricultura: Erosão, contaminação de águas com agrotóxico, contaminação de alimentos e animais.
- Extração de Madeira: A retirada de madeira clandestinamente e não sustentável.
- Construções civis: Usam o espaço físico para urbanização.
- Incêndios e Queimadas: Atividades usadas geralmente para auxiliar na criação de pastos para pecuária.
A Biodiversidade garante a vida. Proteger integralmente regiões de reserva ambiental é nosso dever. Não pode haver intervenção humana, o alimento que consumimos, o ar que respiramos, a energia e os materiais necessários para a nossa sobrevivência vem da biodiversidade, é extremamente importante a preservação dos ecossistemas.
Como Podemos Contribuir
Atitudes simples podem auxiliar na preservação do meio ambiente e minimizar impactos na ecologia em geral.
- Economizar Energia
- Economizar Água
- Economizar Papel
- Consumir menos Carne
- Reduzir o uso de Plásticos
Hoje, existem vários projetos que auxiliam na conscientização e na educação ambiental. Quanto mais abordarmos esse assunto, mais atitudes tomamos em pró da preservação.
Um bom exemplo de projeto sobre conscientização ambiental é o Chuá Socioambiental, que foi feito em Março de 2023 em Três Corações-Mg. A Copasa em Parceria com a Escola Municipal Professora Henriqueta Gomes e a equipe de Educação Ambiental promoveram ações de desenvolvimento social e ambiental.
Vale lembrar que dependemos muito da natureza para sobrevivermos, não adianta termos atitudes que atrapalham o meio ambiente, logo o impacto negativo desse tipo de postura acaba voltando para nós mesmos.
Somos responsáveis por esse mundo, manter ele no estado mais natural possível é benéfico para atual e futuras gerações, toda atitude conta, mesmo que seja algo completamente simples como separar o lixo, não jogar óleo usado no ralo, fazer descarte correto de materiais específicos. Devemos isso ao Planeta.
Clique para saber mais sobre o Projeto Chuá Socioambiental
Leia também o Post que falo sobre Sustentabilidade Ambiental