A Saúde Mental é uma das principais preocupações contemporâneas, o mesmo cuidado que temos com nosso corpo, temos que ter com o nosso estado emocional.
Não adianta se preocupar com o corpo e manter o físico em dia. Isso tem sido uma obsessão cultivada por muitos, que acabam esquecendo da parte mental.
Ter uma Saúde Mental saudável te ajuda a manter o equilíbrio dos sistemas do corpo, um dos sistemas principais é o Endócrino, onde se regula o aumento ou diminuição de hormônios. Tem também o sistema Imunológico, que ajuda nas defesas do corpo. E o sistema Nervoso central que produz Neurotoxinas.
O que é Saúde Mental?
Saúde Mental está ligada a cada indivíduo de forma diferente. Cada pessoa corresponde as exigências da vida do seu jeito. O modo como lida com seus desejos, ambições, emoções e ideias está diretamente ligado à sua Saúde Mental. Resumindo: ser saudável mentalmente é estar bem com os outros e consigo mesmo.
Vale lembrar que Saúde Mental não significa estar ligado a doenças, mas o desequilíbrio emocional constantemente pode contribuir para o surgimento de algumas.
Sinais de Boa Saúde Mental
Pessoas com a Mente Saudável sabe distinguir e lidar com as adversidades do dia a dia, elas conseguem compreender que não se pode ser tudo para todos. Existem desafios diários, uma série de emoções nas quais a pessoa consegue enfrentar e se sair bem.
Ela também entende quando se é necessário pedir ajuda em algumas questões como: traumas, perturbações e até mudanças repentinas na vida.
Segue as Características de Alguém Mentalmente Saudável
- Aceitar e entender que a vida tem exigências;
- Saber que a vida tem momentos desagradáveis, mas que fazem parte;
- Estar bem com as pessoas ao redor e consigo mesmo;
- Reconhecer os limites pessoais e saber procurar ajuda quando precisa.
Fatores Que Afetam a Saúde Mental
A manutenção e o desenvolvimento de grande parte dos hábitos emocionais são do ambiente no qual a pessoa está envolvida, seja uma criança na escola, um adolescente em um grupo, ou até um adulto no trabalho. Fatores que influenciam diretamente na Saúde Mental.
Vejas Algumas Questões determinantes que podem aumentar desordens mentais
- Conflitos familiares;
- Maior exposição ao estresse;
- Desejo de maior autonomia;
- Desemprego;
- Falta de qualidade de vida;
- Pressão para entrar em determinados grupos ou para se ter novos comportamentos;
- Influência da mídia nas diferenças de gênero, padrões estéticos e até posição social;
- Envolvimentos com álcool e drogas;
- Bullying, exposição a violência;
- Problemas com os pais, professores e até colegas;
- Isolamento Social;
- Questões Financeiras;
- Perda de pessoas queridas (Luto);
- Questões de saúde da pessoa ou de alguém próximo;
- Baixa autoestima e pensamentos negativos constantes.
Depressão e Ansiedade
Questões como frustração, irritabilidade, episódios de raiva e de difícil controle geram quadros clínicos de grande seriedade. Muitos vivem sobre a pressão de familiares que fazem altas expectativas.
Qualquer pessoa pode desenvolver as duas questões, independente da ordem. Por isso é muito importante ser avaliado por um profissional qualificado, ele indicará o melhor tratamento.
Nessas horas o respeito e a empatia é uma das formas de dar apoio a quem precisa, doenças como essas são extremamente sérias, que acabam afetando também pessoas próximas.
Dicas Para Cuidar da Saúde Mental
Ter Saúde Mental minimiza o desenvolvimento de uma série de doenças que podem prejudicar a saúde física.
- Tenha Boa Convivência – Cultive bons relacionamentos, fique perto de pessoas que você ama. Pessoas que te façam bem.
- Fique menos tempo na internet – Ficar conectado por muito tempo pode fazer mal a Saúde Mental, busque passar mais tempo em dedicação a si. Programe atividades que te tragam satisfação e paz, passe tempo com pessoas que gostam de você.
- Cuide Da Saúde Física – Atividades físicas auxiliam na liberação de endorfina, esse hormônio apresenta diversos benefícios, trazendo bem-estar, conforto e te deixando com bom humor.
- Valorize os Momentos de Lazer – Invista tempo em atividades que te dão prazer, com familiares, amigos, animais de estimação ou até mesmo sozinho. Atividades como: ler, cozinhar, dançar, desenhar, conversar e jogar. Algo que possa levar seus pensamentos longe das preocupações.
- Priorize seu sono – Noites mal dormidas causam indisposição para encarar a rotina, além de te deixar com mau-humor e mente inquieta, prejudica o raciocínio lógico e até momentos de concentração. Para ter uma mente mais relaxada procure dormir entre 7 ou 8 horas por dia. Garantido uma mente mais eficiente para o dia seguinte.
- Estabeleça Objetivos – Ter objetivos te ajuda na motivação de se levantar todos os dias e encarar a rotina, avalie suas metas, sempre se lembre do que você gostaria de alcançar. A realização de suas metas em sua jornada contribui para uma mentalidade saudável.
- Procure Ajuda – Se perceber que tem dificuldade em lidar com emoções ou frustrações, procure um profissional. Saber como cuidar da saúde mental e emocional garante bem-estar e melhor qualidade de vida.
Não subestime o poder de cuidar da sua saúde mental. Lembre-se de que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Comece hoje mesmo a priorizar o seu bem-estar emocional e mental.
Compartilhe este artigo com alguém que você se preocupa, e juntos, construímos uma comunidade mais saudável e resiliente.
Se você está passando por um momento desafiador e precisa de apoio, não hesite em procurar a ajuda de um profissional. Sua jornada para uma mente saudável começa agora!
Leia também o post que falo sobre Saúde Pública.
Quer aprender mais sobre Saúde Mental? Acompanhe o Canal Nós da Questão
Referências:
https://www.medley.com.br/saude-e-bem-estar/saude-mental/artigos/ansiedade-e-depressao
https://semprebem.paguemenos.com.br/posts/saude/cuidar-da-saude-mental
https://www.hospitalmoinhos.org.br/institucional/blogsaudeevoce/saude-mental-nao-e-apenas-ausencia-de-doencas-ou-enfermidades